O ser humano possui uma impressionante capacidade de realização e ao mesmo tempo uma forma própria de enxergar o mundo. Existem cenários político, econômico e social que, entre outros, impactam de formas diferentes na interpretação de cada indivíduo. Essa maneira diferente de interpretar está diretamente ligada a tudo que cada um acumula como experiências de vida, experiências essas que determinam uma forma única de enxergar o mundo.
Até aqui tudo bem e é justamente devido a essa diversidade que aprendemos e evoluímos tanto como pessoas como nos nossos empreendimentos. E é também devido a essas diferenças que, quando damos atenção e respeitamos os pontos de vista dos outros, nos fortalecemos como uma equipe com objetivos comuns.
Mas como podemos atingir, como equipe, o resultado almejado se o ponto de partida, ou seja, a compreensão do problema a resolver não está alinhado? Diante de um mesmo cenário, existem reações diferentes. Diante de um cenário econômico recessivo, por exemplo, uns enxergam problemas e ficam estagnados enquanto outros enxergam oportunidades. E é exatamente devido a essa condição de enxergar oportunidades e agir que faz uns prosperarem e outros estacionarem ou até mesmo caminharem para o fracasso.
As crises passam e as conquistas permanecem. E o que faz permanecer é a atitude mental positiva, em princípio, e a ação ordenada e correta – O PLANO DE AÇÃO – em decorrência da atitude mental positiva.
Por isso é que a crise é apenas uma linha divisória que determina a mudança de um estado para outro, apenas diferente, e isso determina uma necessidade contínua de avaliar e adequar o modelo de gestão.
Quando se trata de liderar ou fazer parte de uma equipe, é muito importante ajustar o mindset de todos que participam da construção do resultado planejado. E é essa atenção e cuidado que distingue uma equipe vencedora de uma equipe comum, ou seja, é o que difere uma equipe de um grupo de pessoas desconectadas.
Cada componente de uma equipe tem um campo de problemas ou de soluções no seu interior. À partir do momento que se transforma o problema em um PLANO DE AÇÃO, acabou o problema e em seu lugar existe um conjunto de ações no caminho da solução e dos melhores resultados.
E proporcionar esse ESTADO DE AÇÃO é papel do Líder tanto aquele que lidera uma equipe, colegas, superiores na hierarquia corporativa, parceiros comerciais ou a si próprio e acredita que para ter sucesso deve ocupar o papel de protagonista.
Enxergue em cada pessoa que compõe a sua equipe de trabalho uma fonte de problemas, que quando identificados permitem criar campos de soluções e progresso.
Pense nisso em todos os seus projetos, dentro de uma organização, ao empreender um negócio ou mesmo nos seus sonhos de conquistas pessoais e na construção da sua carreira profissional.
E se precisar de uma ajuda, procure a Orbit Humano.
A nossa missão é ajudar as pessoas na arte de realizar.