O coaching é um processo baseado em uma parceria entre o coach, um profissional habilitado, e o cliente que busca as mudanças necessárias para a melhoria de resultados, crescimento e aumento de desempenho em seus projetos, negócios e pessoal.
Como um processo para a evolução, o coaching baseia-se na entrada em ação agora e tem o foco no futuro.
O coaching possui duas aplicações principais: o coaching para negócios (Executive Coaching) e o coaching pessoal (Life Coaching).
À partir dessas duas classificações, o processo pode ser mais específico, de acordo os objetivos que se busca, como exemplo: coaching para carreira, negócios, empreendedores, emagrecimento, realização de planos de vida, entre outros. Essas aplicações visam apenas a compreensão mais clara e especificação mais direta do propósito, ajudando na comunicação e promoção pelos profissionais da área.
O coaching pode ser aplicado em sessões individuais ou em times (quando se têm objetivos comuns) ou em grupos.
O Coaching individual e o Team Coaching usam metodologias independentes porém podem ser combinadas. Essas duas metodologias quando combinadas proporcionam excelentes resultados no desenvolvimento de projetos, tarefas específicas que requerem maior assertividade ou no aumento da produtividade de uma equipe ou empresa.
Com um objetivo definido e comum, o Líder recebe individualmente orientações e suporte e as ações são complementadas com um trabalho junto com os componentes da equipe diretamente ligados aos resultados.
Dessa forma, cria-se uma sinergia das ações para que o objetivo seja atingido de forma mais consistente e rápida.